Mais de 4 mil trabalhadores passaram pela capacitação oferecida pela Escola de Cursos
Milhares de mulheres e homens trabalhadores da limpeza urbana, conservação e asseio da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) conquistaram qualificação profissional por meio do Sindi-Asseio. Desde 2010, mais de 4 mil pessoas participaram dos cursos de capacitação oferecidos pelo sindicato, que tem como objetivo suprir a carência de mão de obra qualificada no mercado.
Até 2013, os cursos de informática e auxiliar de limpeza eram oferecidos em parceria com a empresa Becker, especializada em produtos para higienização de ambientes. Só a partir de 2014, quando um espaço foi reservado na sede em Contagem, é que foi formalizada a Escola de Cursos.
De acordo com Herculano Eustáquio Araújo, diretor Financeiro do Sindi-Asseio, a oferta desses cursos garantiu a manutenção do emprego e a ascensão profissional dos alunos. “Para o trabalhador a qualificação profissional torna-se o meio mais eficaz de garantir a empregabilidade em tempos de crise e de concorrência acirrada por postos de trabalho”.
Com o espaço na sede em Contagem, novos cursos passaram a ser oferecidos: Higienização Geral e Hospitalar; Portaria e Recepção; Supervisor e Encarregado de Limpeza. Em 2016, até setembro, 1.025 trabalhadores já haviam passado pela qualificação oferecida pela Escola de Cursos.
“A escola exerce um papel transformador na vida pessoal e profissional dos trabalhadores. A busca incessante em ambas é parte integrante e essencial do ser humano. Crescer nestes campos aumenta significantemente a qualidade de vida e abre novas perspectivas e possibilidades para o futuro”, completa Herculano.
Quer se qualificar?
Vá até à sede em Contagem e se inscreva. Os associados Sindi-Asseio não pagam e os trabalhadores dos segmentos têm 50% de desconto.
Números da Escola de Cursos
2010………………………..108
2011………………………..194
2012………………………..274
2013………………………..347
2014………………………..752
2015………………………..1.320
2016………………………..1.025*
*Até setembro