DIA MUNDIAL DE COMBATE ÀS LER/DORT – 28/02

O Dia Mundial de Combate às LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) é celebrado em 28 de fevereiro. Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data nos convida à reflexão sobre tais adoecimentos que há muito tempo estão presentes no mundo do trabalho.

De acordo com o Ministério da Saúde, LER/ Dort são “danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação”. Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, de aparecimento quase sempre em estágio avançado, que ocorrem geralmente nos membros superiores, tais como dor, sensação de peso e fadiga. Algumas das principais, que acometem os trabalhadores, são as lesões no ombro e as inflamações em articulações e nos tecidos que cobrem os tendões.

Nos tempos atuais, é também imprescindível olhar para as questões de saúde mental. Os trabalhadores acometidos pelas LER/DORT estão sujeitos a sofrer de transtornos psíquicos, como a depressão, por exemplo, em consequência do sofrimento associado aos danos oriundos das atividades laborais. Essas expressões de adoecimento são decorrentes de modelos de organização e gestão do trabalho que, normalmente, exigem os trabalhadores além de seus limites, principalmente do ponto de vista mental.

Condições dignas de trabalho em ambiente saudável e protegido é um direito do trabalhador e um dever do empregador. Denuncie toda e qualquer violação aos seus direitos porque ao SINDI-ASSEIO RMBH é a casa do trabalhador e tudo fará para protegê-lo.

Associado, agende uma consulta com um dos nossos profissionais. CLIQUE AQUI para falar com nossa central de agendamento.

UNIDADES SINDI-ASSEIO RMBH:
Betim – (31) 3531-2653 / 3531-2367
Contagem – (31) 2564-4860 / 2567-4097

#28DeFevereiro #DiaMundialDeCombateLerEDort #EsforcoRepetitivo #LesõesporEsforçosRepetitivos #LER #DORT #DisturbiosOsteomuscular #sindiasseiormbh #sindicato #contagemmg #betimmg #sindiasseio #asseio #asseioeconservacao #limpezaurbana #limpezaeconservação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 6 =