Blog

Por uma boca saudável

06/06/2016

Especialista explica como a higienização correta garante a saúde da boca e deixa uma boa impressão 

Para garantir uma boa impressão, um sorriso saudável faz toda a diferença. Para manter os dentes bonitos e a boca protegida é preciso atenção redobrada com a higienização bucal. O Sindi-Asseio oferece convênios com clínicas e dentistas renomados e busca conscientizar os seus associados e familiares sobre a importância da saúde da boca. 

A escovação e o uso de fio dental depois das refeições é fundamental. O dentista Fellipe Menezes Gonçalves, da clínica Odontovida – parceira do Sindi-Asseio - explica que o paciente deve passar por uma avalição de um profissional. “É preciso ir ao dentista ao menos duas vezes ao ano para ter um controle e manutenção da cavidade oral. A cárie é uma doença progressiva e pode se tornar uma inflamação na polpa dentária, o que chamamos de canal”. 

Fellipe Gonçalves conta ainda que a alimentação afeta diretamente a saúde da boca. Para ele, é necessário seguir uma dieta balanceada e equilibrada, rica em fibras, proteínas, vitaminas, sais minerais, água e carboidratos. “Atenção ao consumo exagerado de açúcares. Eles aumentam o risco de cárie e a sua ingestão deve ser controlada”. 

Principais doenças da boca

De acordo com o dentista, cerca de 77% da população brasileira tem ou já teve cárie. “Por ser uma doença multifactorial não erradicada, silenciosa e progressiva, os pacientes estão em risco”. Outra doença comum e perigosa é a gengivite, que é a inflamação na gengiva decorrente do acúmulo de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva. “Se não tratado pode progredir para periodontite chegando até a perda dos dentes”. O profissional garante que os cuidados ajudam a evitar doenças na boca e mantêm um sorriso capaz de arrancar elogios. 

Lindomar Assis Ladeira, que representa o Sindi-Asseio na parceria, explica que o sindicato está orgulhoso dos seis coletores. “Em pouco tempo com o nosso apoio eles já conseguiram resultados expressivos em competições importantes, como a Corrida da Infataria, realizada no ultimo dia 15”. Os seis tiveram ótimas colocações, com destaque para Welbert que conquistou o terceiro lugar geral da prova.

Cuide da sua boca

• Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.

• Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.

• Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.

• Usar enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.

• Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

VOLTAR

Endereço

Betim

Rua São Vicente, 18, Centro,
Betim - MG - CEP: 32600-070

Contagem

Rua Jequitibás, 393, Eldorado,
Contagem - MG - CEP: 32310-390

Contatos

Telefone: +55 (31) 3531.2367

E-mail: sindiasseio.sedeadm@outlook.com