Blog

Em tempo de crise é preciso economizar

20/04/2016

Especialista aposta na mudança de hábitos familiares que aumentam os gastos no fim do mês. Se capacitar também é uma saída para o mau momento

O mau momento econômico do país tem influenciado a rotina das famílias brasileiras. Manter as contas em dia, rever gastos supérfluos e investir em capacitação são alguns dos desafios a serem encarados. A classe C, formada pelas famílias com renda entre R$ 338,01 e R$ 1.184,00 – 56% da população do país – tem reavaliado custos, investimentos e tem evitado o endividamento a longo prazo.

Para o economista Leonardo Bastos, tanto para os empregados quanto para quem foi demitido recentemente, é preciso tomar atitudes que possam gerar economia neste ano de incertezas. Para o coordenador do curso de Economia e Gestão do Centro Universitário Newton Paiva, a principal coisa a se fazer é adequar o volume de gastos mensais ao faturamento.

Bastos sugere aos brasileiros, ansiosos por deixar para trás o mau momento, fazerem algum curso profissionalizante gratuito. “A internet é uma excelente aliada na hora de pesquisar por algum curso próximo de casa ou até mesmo à distância. Quando essa crise passar, e ela vai passar, quem estiver preparado vai conseguir boas oportunidades”, avalia.

Envolvimento familiar 

Para enfrentar e vencer a crise, Bastos aposta na dedicação conjunta por parte das famílias brasileiras. Para ele, todos precisam se envolver e promover os cortes em conjunto. “As compras de supérfluos devem ser evitadas ao máximo e as economias dentro de casa precisam ser encaradas por todos”, revela o economista. Na rotina de um lar, o trabalho de economizar envolve rever hábitos que, mesmo sem crise, são considerados inadequados. Além de manter as lâmpadas apagadas ao deixar os cômodos, as pessoas precisam optar pelas do modelo fluorescentes e até aproveitar a luz natural. Deixar acumular quantidades maiores de roupa suja para usar a máquina de lavar, escolher uma mesma operadora de celular – e garantir promoções e o consumo dos bônus para mesma operadora - ajudam a diminuir os gastos no fim do mês.

Leonardo Bastos explica ainda que em momentos de crise é importante manter a calma, estar atento aos detalhes e prontos para as inúmeras oportunidades que surgirão. “Crise também é oportunidade para empreender. Só não pode desesperar e manter o foco em economia, acima de tudo”.

DICAS DE ECONOMIA NA ROTINA FAMILIAR

1. Comprometimento familiar

2. Use apenas lâmpadas fluorescentes

3. Quando for sair de um cômodo apague a luz

4. Aproveite a luz natural

5. Use cores claras nas paredes e teto

6. Ligue a máquina de lavar apenas quando estiver cheia

7. Use o ferro de passar só em último caso

8. Compre eletrodomésticos que gastem menos energia

9. Cuidado com a geladeira

10. Desligue os aparelhos da tomada quando não estiver usando

11. Banhos mais curtos

12. Feche torneiras e chuveiros nos intervalos de uso

13. Vejam TV juntos

14. Mesma operadora de celular para todos

 

15. Não deixe o celular carregando a noite inteira

VOLTAR

Endereço

Betim

Rua São Vicente, 18, Centro,
Betim - MG - CEP: 32600-070

Contagem

Rua Jequitibás, 393, Eldorado,
Contagem - MG - CEP: 32310-390

Contatos

Telefone: +55 (31) 3531.2367

E-mail: sindiasseio.sedeadm@outlook.com