Blog

É hora de prevenir e cuidar da saúde

20/04/2016

Médico orienta como agir na época do ano em que dois em cada três pacientes nos postos de saúde estão lá por causa de doenças respiratórias 

Nos próximos meses o clima vai ficar mais gelado. Do começo do outono até o fim do inverno, a temperatura baixa facilitará a transmissão de doenças respiratórias como gripe, resfriado, asma, bronquite e muitas outras. Para enfrentar esta fase e evitar adoecer, o médico pneumologista Edilson Correa de Moura explica que é importante não descuidar da saúde. 

“A tendência é a gente permanecerem locais fechados por causa do frio. Cômodos pouco ventilados são ideais para facilitar as infecções virais, como a gripe, por exemplo”. Ele lembrou ainda que os postos de saúde costumam ficar mais cheios nessa época do ano, quando dois em cada três pacientes são levados ao médico por conta da transmissão de doenças respiratórias causadas por vírus. 

Cuidados redobrados

Ao retirar mantas e edredons dos armários, lave-os e deixe que sequem em ambientes ventilados. Eles costumam acumular poeira, vírus e ácaros que prejudicam a saúde de quem se cobre com eles. “O ambiente onde moramos, estudamos e trabalhamos têm influência muito grande em nossas vidas”, revela. 

Edilson de Moura reforça que a vacinação contra a gripe é indispensável, principalmente nessa época do ano. “O foco costuma ser os idosos e as crianças, mas os adultos também não podem deixar de tomar a vacina. Essa é a melhor forma de prevenir doenças comuns nessa época do ano”, orienta. 

Atividades físicas e alimentação sadia também são, na avaliação do pneumologista, fundamentais para manter o corpo protegido e preparado para reagir caso o paciente seja atingido pelo vírus. “Caso você sinta algum sintoma, deve ficar atento e se hidratar bastante. Caso piore, procurar um médico é o principal”. 

Fuja das doenças respiratórias: 

.Hidrate-se; 

.Evite fumar; 

.Se proteja da poeira e fumaça; 

.Mantenha o ambiente arejado; 

.Evite o contato com pessoas gripadas ou com resfriados; 

.Lave roupas de cama e deixe secar ao sol; 

.Pratique atividades físicas e se alimente corretamente; 

.Lave as mãos com frequência.

VOLTAR

Endereço

Betim

Rua São Vicente, 18, Centro,
Betim - MG - CEP: 32600-070

Contagem

Rua Jequitibás, 393, Eldorado,
Contagem - MG - CEP: 32310-390

Contatos

Telefone: +55 (31) 3531.2367

E-mail: sindiasseio.sedeadm@outlook.com